PÁGINA INICIAL > IMPRENSA

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO DA COVID 1

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO DA COVID 19 E OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA
Diversas informações foram veiculadas em alguns portais informando que o Ministério da Saúde contemplou como prioridade os policiais no programa de vacinação da COVID 19.
Ocorre que o Ministério da Saúde já realizara estudo indicando as faixas de grupos prioritários na campanha de vacinação, com fases de classes por gênero, condição social e de saúde.
O plano de imunização publicado em 18/01/2021 contempla na primeira etapa 2,8 milhões de pessoas, conforme expresso no referido informe técnico:
"A população alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, mencionadas na introdução deste informe (descritas no Anexo I), foram priorizadas segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina, após liberação para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).O Ministério da Saúde iniciará a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 com um total de 6 milhões de doses da vacina Sinovac (Butantan).
Ressalta-se que esta vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal. Neste cenário, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal (intervalo de 2a 4 semanas entre elas) e o percentual de perda operacional de 5%, estima-se vacinar nesta primeira etapa cerca de 2,8 milhões de pessoas, priorizando os grupos que seguem:❖Trabalhadores da saúde (ver estrato populacional abaixo)
❖Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
❖Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
❖População indígena vivendo em terras indígenas. Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UF e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:❖Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;❖Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
❖ Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
❖ trabalhadores profissionais de saúde como um todo.
Apenas depois de vacinados estes grupos, integrantes das forças de segurança pública e do sistema prisional serão contemplados em programação específica .
Portanto recomendamos que façam interpretação da notícia em conformidade com a literalidade da Instrução Técnica do Ministério da Saúde.
A Adepol do Brasil já havia requerido no ano passado, em agosto, prioridade dos profissionais de Segurança Pública no plano nacional de vacinação, sem prejuízo de outros grupos populacionais específicos e prioritários, como idosos, portadores de graves comorbidades, profissionais de saúde.
ADEPOL DO BRASIL