PÁGINA INICIAL > NOSSA HISTÓRIA

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro foi fundada numa reunião na Delegacia Policial, localizada na Rua do Laudário, 7 no então Distrito Federal, às 21:00 hs do dia 18 de agosto de 1918, com a presença dos Comissários de Polícia sendo a mesa composta pela seguinte comissão:

CEZARINO PAOLIELLO, ANTONIO DUARTE BAPTISTA, EDUARDO CAMPOS, JULIO RODRIGUES, neste dia foi eleito a 1a. Administração do Centro dos Comissários de Polícia para o biênio 1918 a 1920, sendo Eduardo Campos – Presidente, Cezarino Paoliello – Vice-Presidente, Julio Rodrigues – 1o. Secretário, Processo Martiniano – 2o. Secretário, Antonio Duarte Baptista – Tesoureiro, Américo A. Paiva – Bibliotecário, Olympio B. Silva – Procurador – Conselho Fiscal Srs. Alberto T. Quintanilha, Raul Maia, Jayme Guimarães, Israel T. Mendes e Bolívar Jacques, Comissão de Saúde Srs Octavio A. Ramos, Abílio Perroni e Luiz Clapp. Em seu 1o. Estatuto o Centro dos Comissários de Polícia tinha como finalidade, proteger o sócio com um pecúlio na invalidez ou sua família por morte, auxílio funeral para sua família, aperfeiçoamento profissional, nesta época o Centro dos Comissários era aberto a todos.

Em 18/07/1920, foi feita a 1a. modificação em seu Estatuto.

Em 17/09/42, o Centro dos Comissários de Polícia foi considerado de utilidade pública pela Lei Federal, Decreto 4737 de 17/09/1923 e pela Lei do Estado da Guanabara nr. 1723 de 25/10/1968.

Sua Sede Social era localizada na Rua do Senado, 61 – Sobrado. 
Em 10/09/1974, o Centro dos Comissários de Polícia – C.C.P. passou a denominar-se Associação das autoridades Policiais do Rio de Janeiro – AAPol. Quando passou a admitir como sócio somente as Autoridade Policiais, sendo que os sócios que não eram Autoridades Policiais continuavam como sócios adjuntos, porém sem direito ao voto e cargo de Diretoria.

Nesta época foi adquirida a sede própria localizada na Av. Gomes Freire, 315 – sobreloja.

Em maio de 1979 – foi criada a AAPOL Notícias – pelo Conselho Administrativo formado pelos Drs. José Aliverti, Altair Delamare, Hamilton Giordano.

Em 1979 foi criada a Medalha “Lyrio Coelho”em solenidade no dia 27 às 20:00 hs no Clube Monte Líbano, onde eram agraciados os primeiros.

MEDALHA DELEGADO LYRIO COELHO
Digno Servidor, leal e amigo, cuja honradez o fez merecedor da admiração e respeito de quantos com ele rabalharam. De origem humilde, natural de Sergipe, Antenor Lyrio Coelho ingressou na Polícia eem 1928 como investigador contratado. Com seu esforço e dedicação galgou os degraus hierárquicos pontilhando, com inúmeros elogios, sua folha de serviço. Nomeado Comissário de Polícia em 1934, aposentou-se em 1961, após 35 anos de trabalho.

Em 1967 o Delegado Lyrio Coelho recebia homenagem póstuma do então Diretor do DPD, Delegado Luiz Noronha Filho, com a inauguração da sala imprensa, que recebeu o seu nome.

Em 27/10/1982 foi promovida a fusão da AAPOL com a ADPERJ formando a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro – ADEPOL/RJ.

A partir do nr. 11 de 11/82, o AAPOL Notícias passou a denominar-se ADEPOL/Notícias.

MAUSOLÉU DO POLICIAL
Foi criado por concessão de 11/06/1970 pela Santa Casa de Misericórdia – Presidente Dahah Zarur sendo seus fundadores as seguintes associações:

Associação Federal de Polícia, Centro dos Comissários de Polícia, atual Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro, Casa do Policial e Circulo Policial Brasileiro, atual Coligação dos Policiais Civis.

Tendo ficado como responsável pelo Mausoléu a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. O mesmo foi inaugurado em 29/09/69 quando se comemora o Dia do Policial, pelo então Governador Embaixador Francisco Negrão de Lima, Secretário de Segurança Pública General Luiz de França Oliveira e Presidente da ADEPOL/RJ Dr. Armando de Albuquerque Campos.

Desde então os policiais mortos em serviço são sepultados no Mausoléu onde se encontra até hoje os restos mortais de Milton Lecoq de Oliveira e de vários policiais mortos em serviço.